quinta-feira, 10 de maio de 2007

Atividade 9

1) Sim o movimento ciberpunk, por buscar liberdade da informação na internet, pode ser considerado uma rede social no momento em que há interação, através do computador, entre os integrantes do movimento, nos quais trocam questões relativas aos seus assuntos de interesse.

2) O uso das redes sociais pode ser caracterizado como os três tipos: Apropriação, desvio e despesa improdutiva. Podemos considerar como uma apropriação porque os usuários utilizam determinadas ferramentas que foram feitas para uma finalidade para outras coisas, como por exemplo um fotolog, no qual foi criado para publicação de fotos e as pessoas acabam utilizando para bate-papos ou até mesmo uma forma de divulgação de marcas. Além disso,
no mesmo exemplo do fotolog, pode-se considerar como desvio, quando as pessoas utilizam esse site para interagir com outras pessoas e como despesa improdutiva, quando o internauta aproveita-se do acesso à internet no trabalho a utiliza navegando em sites como o fotolog, orkut e blogs para uso pessoal.

3) Sim, os internautas podem ser considerados ciborgues metafóricos porque para serem internautas eles necessitam de uma prótese, que nesse caso, seria um computador conectado na internet. Portanto, para que uma pessoa seja internauta, ela só necessitará da tecnologia para o uso em um determinado período.

4) Pode se diferenciar os ciborgues dos avatares através das características que cada uma das nomenclaturas possuem. Um ciborgue é caracterizado pela junção da tecnologia com o corpo humano em busca de sobrevivência, utilizando-se de próteses nas quais corrijam alguns defeitos humanos, ajudam na execução de tarefas, ou até mesmo
facilitam o dia-a-dia. Já um avatar, é uma criação de uma representação do corpo no ciberespaço, podendo assim, ser construida uma imagem, criando várias e novas identidades, conforme a vontade do usuário. Exemplos:
  • Ciborgue - Eu uso de óculos para melhorar a minha visão.
  • Avatar - Meu personagem, em um jogo, utiliza óculos para me representar.

Um comentário:

raquel disse...

Ok, faltou só a 2. :)