domingo, 20 de maio de 2007

Atividade 10

1)
a) Google: 2.520.000 sites relacionados a "hotel rio de janeiro".
Yahoo: 3.930.000 sites relacionados a "hotel rio de janeiro".
Altavista: 3.880.000 sites relacionados a "hotel rio de janeiro".
Askjeeves: 566.300 sites relacionados a "hotel rio de janeiro".

b) Todos sistemas apresentaram resultados satisfatórios, pois apesar do Yahoo ter maior quantidade de sites relacionados na busca, nenhum usuário irá abrir tudo que apareceu na busca.

c) Pode-se considerar que em termos de quantidade de sites relacionados o Askjeeves apresentou piores resultados, mas a busca tornou-se satisfatória por ter sites que levavam ao que se buscava.

d) Os links patrocinados se relacionam na busca como forma de destaque por chamarem maior atenção no sites de busca, isso ocorre porque eles ficam localizados sempre no topo da página e em alguns sites localizam-se também na lateral direita da página. Com isso, esse links em destaque acabam influenciando o internauta, pois será neles que o usuário irá clicar primeiro para encontrar o que procura, diferente de outros links que ficarão na segunda página, terceira ou mais adiante, que talvez nem sejam vistos.

2) Os sistemas de busca influenciam a economia de links agregando valor aos sites, principalmente aos patrocinadores que terão maior destaque no site de busca ficando sempre na primeira página. Isso ocorre porque um site de busca geralmente é um núcleo central na internet e sendo assim ele possui vários links em outros sites que levam o usuário a buscar nele. Portanto, ter um site patrocinado em um site de busca que seja um núcleo central gera grande valor econômico por tornar um site visível, mostrando sua informação para muitos internautas.

3)
Os sistemas de busca influenciam a economia digital através da visibilidade da informação, pois neles encontramos em tempo real, toda e qualquer informação solicitada na busca. Com isso, percebe-se que hoje basta estar conectado à internet para que uma pessoa possa ir onde quiser e encontrar o tipo de informação que escolher com apenas alguns cliques e sem sair de casa.

4) O Google Bombing é uma expressão usada para caracterizar referências forçadas de um determinado site a uma determinada palavra de pesquisa no Google. Isso ocorre porque diversos usuários, geralmente com intenções políticas ou humorísticas,
exploram o método que o Google utiliza para gerar seus resultados introduzindo no código fonte de seus sites pedaços de códigos que geram essa referência forçada, levando o Google mostrar resultados que não tenham uma real relação com o assunto buscado. Pode-se citar como exemplo a busca da expressão "maior mentiroso do brasil" que levará o usuário a página da wikipedia com a biografia do presidente Lula.

5) O Google Bombing influencia na economia digital como uma forma de liberdade de informação, pois os usuários se aproveitam explorando o método que o Google gera os resultados de busca para protestarem ou destacarem uma informação, deixando-a como o primeiro resultado da pesquisa.

Nenhum comentário: