sexta-feira, 14 de março de 2008

Leis da Gestalt - Anúncio Frutare


> Segregação: o uso dos picolés e do ipod sobrepostos na cerda de madeira gerou um contraste na imagem na qual separou os objetos deixando-os em destaque. Mesmo com essa separação o anúncio conseguiu transmitir uma unificação.

> Unificação: a pintura na cerca, criando uma ambientação de pessoas dançando, a lembrança da equalização do som, das notas musicais e das flores, fizeram com que mesmo os picolés e o ipod estando sobrepostos e em destaque, se integrassem no todo. Isso fez com que o anúncio tivesse uma unificação porque criou uma harmonia, um equilíbrio e uma ordenação suave dos objetos gerando um visual coerente.

> Continuidade: A idéia do uso de uma cerca de madeira como fundo do anúncio, remete a idéia de continuidade, por dar segmento de uma textura continua que segue para os lados na mente da pessoa que o olha.

> Fechamento: Esse está presente na lateral esquerda quando a pessoa imagina por inteiro as flores e o fio do ipod que foram cortado do anúncio.

> Proximidade: Ela existe em dois pontos do anúncio, na cerca por a madeira estar lado a lado e nos picolés por eles formarem um leque de produtos.

> Semelhança: Com a igualdade da forma dos picolés houve um agrupamento de elementos que estabeleceram uma semelhança do produto, somente dando destaque aos sabores que são diferentes.

> Pregnância da Forma: O anúncio é pregnante por ter trabalhado com formas claras e que se destacaram sem ter poluído o visual.

Um comentário:

Flavia Barros disse...

a unificação existem na cerca de madeira que funciona de fundo para as imagens. O que está sobre esta cerca é percebido como outro elemento pela diferença de estímulo, portanto pela segregação. A proximidade tb pode ser percebida nos picolés com as flores que estão atrás deles, criando um só bloco visual. a semelhança das texturas das informações "escritas" sobre a cerca também podem ser percebidas como unidade pela semelhança (de cor e tratamento visual)